Sábado, 02 Julho 2016 16:32

Qual a diferença entre tecnólogo, licenciatura e bacharelado?

(1 Votar)

Com a chegada do fim do Ensino Médio começa aquele “desespero” na vida do estudante: qual faculdade fazer? E nessa época é muito comum que na hora das pesquisas para saber qual área estudar, uma outra dúvida surja, sendo a principal delas: bacharelado, licenciatura ou tecnólogos, quais as diferenças? E mais importante: qual escolher?

Todos os três tipos de diploma são graduações de nível superior, ou seja, são válidos para quem quer concorrer a um cargo, seja por meio de concurso público ou em iniciativa privada e que exija esse grau de escolaridade. Independentemente da sua escolha, para que você ingresse em qualquer um deles é preciso ter concluído o ensino médio.

Mas vamos as principais diferenças entre o bacharelado, licenciatura e tecnólogo

Duração de Curso:

A primeira grande diferença é o tempo de duração do curso. Normalmente o bacharelado e a licenciatura tem uma duração bem parecida, enquanto o tecnólogo já dura um pouco menos.

• Tecnólogo: 2 a 3 anos;
  • Licenciatura: 4 a 5 anos;
  • Bacharelado: 3 a 6 anos;

Qual o foco de formação de cada um?

Tecnólogo

Diferente do que muitas pessoas pensam, os cursos tecnólogos são diferentes do curso técnicos já que, como dissemos, eles conferem um diploma de graduação. Esses tipos de cursos formam o estudante para que eles exerçam atividades mais específicas, pois possuem currículos com uma carga maior de disciplinas práticas, ligadas às necessidades do mercado. Ele é ideal para quem já tem certeza em qual área quer atuar ou para quem já trabalha em uma determinada área e quer ter uma formação, mas não tem muito tempo.

Licenciatura

Os cursos de licenciaturas são voltados para a formação de educadores para dar aulas do 6° ao 9° do Ensino Fundamental ou no Ensino Médio, caso a formação seja em um campo específico de conhecimento como, por exemplo, Geografia, Letras, Matemática. Já para dar aula no primeiro ciclo do Ensino Fundamental (do 1° ao 5° Ano) é preciso fazer o curso de Pedagogia.

Bacharelado

Os cursos de bacharelado possuem um foco em uma formação mais generalista, ou seja, estuda um pouco de tudo dentro da área escolhida, onde o estudante vai ter uma base mais teórica e científica. E diferente do tecnólogo onde após o término do curso o profissional é apto para atuar em apenas uma área específica, o bacharel pode atuar em diversas áreas, podendo se especializar por meio de pós-graduação. Os cursos de Bacharelado são ideais para quem ainda não tem muita noção do mercado de trabalho da área escolhida, já que ele oferece a possibilidade de conhecer as diversas atuações dentro da profissão.

Agora que você já sabe a diferença entre os cursos de tecnologia, licenciatura e bacharelado entre em contato conosco e inscreva-se no nosso vestibular agendado

Ler 749 vezes Última modificação em Segunda, 06 Abril 2020 17:56
Davi van der Broocke

Funcionário do Instituto de Ensino Superior Camões, desde 2005, participou dos processos de reconhecimento de cursos, implantou soluções para EaD, e hoje é gerente administrativo da Insitutição.