fbpx

Informações Gerais

FORMAÇÃO: Pós -  Graduação 

DURAÇÃO:  450 horas  

Nº DE VAGAS: 100

FORMA DE OFERTA: EAD e Presencial 


Público-alvo

A proposta de formação destina-se aos profissionais que integram a equipe gestora da escola. Pedagogos, Psicólogos e licenciados em outras áreas das Ciências Sociais, especialmente aqueles diretamente relacionados com a área de Gestão Escolar. Possibilita a qualificação profissional para atuar na Gestão da escola, favorecendo a construção do conhecimento, valorizando a investigação, a reflexão e o aperfeiçoamento da prática pedagógica.

Organização do curso

 A proposta do Curso está   sustentada em uma concepção de educação como processo construtivo. Prioriza a reflexão, possibilitando à articulação necessária entre a teoria e a prática
(Ação/reflexão/ação). Discute e analisa a realidade da escola, da sala de aula e da profissão docente, ou seja, das condições materiais e institucionais em que atua o gestor escolar.
A proposta expressa uma concepção de formação humana e de gestão educacional dentro dos marcos da democracia e da cidadania. Busca favorecer melhorias e incentivar inovações na prática cotidiana da gestão escolar que concorram para a elevação qualitativa do padrão de escolaridade da educação básica.

 


Grade Curricular

 

1° MÓDULO

COMPONENTES CURRICULARES

CARGA HORÁRIA TOTAL

METODOLOGIA CIENTÍFICA  

30

GESTÃO DA CONVIVÊNCIA ESCOLAR , ÉTICA E CIDADANIA 

30

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM

30

 

01 METODOLOGIA E PESQUISA CIENTÍFICA 

  1. Introdução ao Método de Pesquisa
  2. Tipos de pesquisa
  3. Técnicas de pesquisa
  4. Planejamento, Pesquisa e Projeto de Pesquisa
  5. Fundamentos teóricos

 

02 GESTÃO DA CONVIVÊNCIA ESCOLAR, ÉTICA E CIDADANIA

  1. Ambiente de convivência escolar 
  2. Princípios democráticos de convivência escolar 
  3. Introdução à ética 
  4. A gestão ética nas escolas 
  5. A escola como promotora de educação para e na cidadania 

 

03 PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM

  1. Histórico e conceito de psicologia do desenvolvimento
  2. Objetivos e métodos de estudo da psicologia do desenvolvimento 
  3. Psicologia educacional
  4. Teorias da aprendizagem
  5. Processos psicológicos da aprendizagem

 

2º MÓDULO

COMPONETES CURRICULARES 

CARGA HORÁRIA TOTAL

POLÍTICAS PÚBLICAS E LEGISLÇAO EDUCACIONAL

30

PLANEJAMENTO EDUCACIONAL

30

ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

30

 

01 POLÍTICAS PÚBLICAS E LEGISLAÇAO EDUCACIONAL

  1. Políticas   Públicas
  2. Introdução ao estudo das Políticas Públicas na Educação
  3. Legislação Educacional Brasileira
  4. Histórico da Legislação Educacional Brasileira 
  5. A educação básica e a legislação educacional 

02 PLANEJAMENTO EDUCACIONAL

  1. Planejamento educacional 
  2. Planejamento estratégico na gestão educacional
  3. Tipos de planejamento educacional 
  4. Currículo Escolar e Planejamento Educacional
  5. Planejamento Escolar 

 

03 GESTÃO EDUCACIONAL

  1. Princípios da gestão educacional
  2. Gestão escolar 
  3. Gestão dos processos educacionais
  4. Gestão do currículo e da aprendizagem na escola
  5. Gestão na educação brasileira 

 

3º MÓDULO

COMPONETES CURRICULARES 

CARGA HORÁRIA TOTAL

GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS E LIDERANÇA

30

A EDUCAÇÃO INCLUSIVA

30

O PAPEL DO PROFESSOR

30

01 GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS E LIDERANÇA

  1. Gestão estratégica 
  2. Gestão estratégica de pessoas 
  3. Diretrizes estratégicas de gestão de pessoas
  4. Gestão de pessoas nas instituições de ensino 
  5. Liderança e gestão 

 

02 EDUCAÇÃO INCLUSIVA 

  1. Educação inclusiva 
  2. Tecnologia e Educação inclusiva
  3. Educação Inclusiva: aspectos legais sobre a deficiência 
  4. A Política Nacional de Educação Inclusiva Especial na Perspectiva 
  5. Parceria entre a escola e família: a Educação Inclusiva 

 

03 O PAPEL DO PROFESSOR

  1. O papel do professor 
  2. O papel do professor nas linguagens estíticas
  3. Educação a distância: O papel do professor
  4. Trabalho docente e a política educacional
  5. Preparando todos os professores para ensinar a todos os alunos 

 

4º MÓDULO

COMPONETES CURRICULARES 

CARGA HORÁRIA TOTAL

ADMINISTRAÇAO ESCOLAR

30

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

30

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 

30

 

01 ADMINISTRAÇAO ESCOLAR

  1. Introdução à administração 
  2. A escola como sistema social
  3. Lideranças nas escolas
  4. Cultura organizacional nas escolas
  5. Diretor da escola: administrador ou gestor?

 

02 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

  1. Planejamento
  2. Planejamento estratégico na gestão educacional 
  3. Planejamento estratégico na gestão de pessoas 
  4. Objetivos estratégicos: definição e classificação
  5. Valores, Missão e Objetivos

 

03 AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

  1. Histórico da avaliação institucional
  2. Avaliação de desempenho institucional
  3. Avaliação institucional na Educação Básica
  4. O currículo no ambiente institucional escolar 
  5. Imagem institucional

 

5º MÓDULO

 COMPONETES CURRICULARES   CARGA HORÁRIA TOTAL

GESTÃO DO MEIO AMBIENTE

30

GESTÃO DE PROJETOS 

30

ORIENTAÇÃO PARA O TCC

30

 

 

01 GESTÃO DO MEIO AMBIENTE

  1. Introdução a Gestão Ambiental
  2. Conceitos de meio ambiente
  3. O meio ambiente
  4. Programa de preservação do meio ambiente
  5. Meio ambiente: aspectos conceituais e estudos no Brasil

 

02 GESTÃO DE PROJETOS 

  1. Definição de projeto
  2. Definindo o projeto (escopo)
  3. Desenvolvimento de Plano de Projeto
  4. Planejamento Escolar: do projeto pedagógico ao plano de gestão escolar 
  5. Projetos multidisciplinares envolvendo as concepções da educação popular 

 

03 ORIENTAÇÃO PARA O TCC

 

Cookies e Privacidade

Este site utiliza cookies necessários ao seu funcionamento e necessários para cumprir os fins ilustrados na política de privacidade. Ao aceitar isso OU rolar esta página OU continuar a navegar, você concorda com nossa política de privacidade.