fbpx

Informações Gerais

 

FORMAÇÃO: Pós-Graduação 

DURAÇÃO:  450 horas  

Nº DE VAGAS: 100

FORMA DE OFERTA: EAD e Presencial

 

Público-alvo

 

A proposta de formação destina-se aos profissionais que integram a equipe gestora da escola. Pedagogos, Psicólogos e licenciados em outras áreas das Ciências Sociais, especialmente aqueles diretamente relacionados com a área de Gestão Escolar. Possibilita a qualificação profissionais para atuar na Supervisão da escola, favorecendo a construção do conhecimento, valorizando a investigação, a reflexão e o aperfeiçoamento da prática pedagógica.

 

Organização do Curso

 

A proposta do Curso está   sustentada em uma concepção de educação como processo construtivo. Prioriza a reflexão, possibilitando à articulação necessária entre a teoria e a prática

(Ação/reflexão/ação). Discute e analisa a realidade da escola, da sala de aula e da profissão docente, ou seja, das condições materiais e institucionais em que atua o gestor escolar.

A proposta expressa uma concepção de formação humana e de gestão educacional dentro dos marcos da democracia e da cidadania. Busca favorecer melhorias e incentivar inovações na prática cotidiana da gestão escolar que concorram para a elevação qualitativa do padrão de escolaridade da educação básica.

 

Grade Currícular

 

 

1° MÓDULO

COMPONENTES CURRICULARES

CARGA HORÁRIA TOTAL

METODOLOGIA CIENTÍFICA  

30

GESTÃO DA CONVIVÊNCIA ESCOLAR , ÉTICA E CIDADANIA 

30

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM

30

 

01 METODOLOGIA E PESQUISA CIENTÍFICA 

  1. Introdução ao Método de Pesquisa
  2. Tipos de pesquisa
  3. Técnicas de pesquisa
  4. Planejamento, Pesquisa e Projeto de Pesquisa
  5. Fundamentos teóricos

 

02 GESTÃO DA CONVIVÊNCIA ESCOLAR, ÉTICA E CIDADANIA

  1. Ambiente de convivência escolar 
  2. Princípios democráticos de convivência escolar 
  3. Introdução à ética 
  4. A gestão ética nas escolas 
  5. A escola como promotora de educação para e na cidadania 

 

03 PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM

  1. Histórico e conceito de psicologia do desenvolvimento
  2. Objetivos e métodos de estudo da psicologia do desenvolvimento 
  3. Psicologia educacional
  4. Teorias da aprendizagem
  5. Processos psicológicos da aprendizagem

 

2º MODULO

COMPONENTES CURRICULARES 

CARGA HORÁRIA TOTAL

POLÍTICAS PÚBLICAS E LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL

30

ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL :TEORIA E PRÁTICA 

30

GESTÃO DEMOCRÁTICA : TEORIA E PRÁTICA 

30

 

01 POLÍTICAS PÚBLICAS E LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL

  1. Políticas Públicas
  2. Introdução ao estudo das Políticas Públicas na Educação
  3. Legislação Educacional Brasileira
  4. Histórico da Legislação Educacional Brasileira 
  5. A educação básica e a legislação educacional 

 

02 ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

  1. Tecnologia Assistiva e o Professor 
  2. A formação do professor Alfabetizador 
  3. Formação de professores e Exercício Profissional 
  4. Avaliações Formativa 
  5. Conselhos de professores e acompanhamento colegiado dos alunos

03 GESTÃO DEMOCRÁTICA

  1. Princípios e características dos diferentes tipos de gestão 
  2. Princípios democráticos de convivência a escolar 
  3. Uma sociedade humanística e democrática I
  4. Uma sociedade humanística e democrática II
  5. Gestão e conflitos na escola.

 

3º MÓDULO

COMPONETES CURRICULARES 

CARGA HORÁRIA TOTAL

GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS E LIDERANÇA 

30

EDUCAÇÃO INCLUSIVA E O PAPEL DO PROFESSOR

30

SUPERVISÃO  E GESTÃO ESCOLAR 

30

01 GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS E LIDERANÇA

  1. Gestão estratégica 
  2. Gestão estratégica de pessoas 
  3. Diretrizes estratégicas de gestão de pessoas
  4. Gestão de pessoas nas instituições de ensino 
  5. Liderança e gestão 

 

02 EDUCAÇÃO INCLUSIVA E O PAPEL DO PROFESSOR

  1. Educação Inclusiva 
  2. A Educação Inclusiva e o Processo de Avaliação
  3. Preparando todos os Professores para ensinar a todos os alunos 
  4. Da exclusão à inclusão: aspectos histórico
  5. Diversidade e Inclusão social na sala de aula 

 

03 SUPERVISÃO E GESTÃO ESCOLAR 

  1. Gestão Escolar 
  2. Planejamento Escolar: do projeto pedagógico ao plano de gestão escolar 
  3. Área de atuação dos profissionais e a organização da Gestão Escolar
  4. Gestão do Currículo e da aprendizagem na escola.
  5. A organização cotidiana e funcional dos documentos escolares.

 

4º MÓDULO

COMPONENTES CURRICULARES 

CARGA HORÁRIA TOTAL

PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO  EDUCACIONAL 

30

EPISTEMOLOGIA E DIDÁTICA

30

EDUCAÇÃO AMBIENTAL  

30

 

01 PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO   EDUCACIONAL 

  1. Planejamento Educacional
  2. Tipos de Planejamento Educacional
  3. Planejamento Estratégico na Gestão Educacional 
  4. Currículo Escolar e o Planejamento Educacional
  5. Currículo e avaliação : um processo contínuo



02 DIDÁTICA

  1. Didática: uma prática organizada
  2. Didática e aprendizagem
  3. A importância da didática na formação do professor
  4. A didática e sua contextualização histórica: uma abordagem sobre o ontem e o hoje na arte de ensinar.
  5. Conteúdo: Um elemento da didática 

 

03 EDUCAÇÃO AMBIENTAL  

  1. Histórico de educação ambiental
  2. Introdução à Educação Ambiental
  3. Ética ambiental 
  4. Conhecendo as legislações ambientais específicas 

 

5º MÓDULO

COMPONETES CURRICULARES 

CARGA HORÁRIA TOTAL

GESTÃO DO TRABALHO DO PEDAGOGO

30

GESTÃO DE PROJETOS 

30

ORIENTAÇÃO PARA O TCC

30

01 GESTÃO DO TRABALHO DO PEDAGOGO

  1. Espaço de atuação profissional de pedagogia – Parte 1
  2. Espaço de atuação profissional de pedagogia – Parte 2
  3. A Identidade do pedagogo e espaços sociais de trabalho
  4. O Projeto Político Pedagógico como Construção Coletiva nas Relações de Trabalho 
  5. O perfil do pedagogo dentro de uma organização.

 

02 GESTÃO DE PROJETOS 

  1. Definição de projeto
  2. Definindo o projeto (escopo)
  3. Desenvolvimento de Plano de Projeto
  4. Planejamento Escolar: do projeto pedagógico ao plano de gestão escolar 
  5. Projetos multidisciplinares envolvendo as concepções da educação popular 

 

03 ORIENTAÇÃO PARA O TCC

Cookies e Privacidade

Este site utiliza cookies necessários ao seu funcionamento e necessários para cumprir os fins ilustrados na política de privacidade. Ao aceitar isso OU rolar esta página OU continuar a navegar, você concorda com nossa política de privacidade.